Que tal falarmos sobre os impactos ambientais?

Um dos maiores impactos ambientais e mais corriqueiros, são os de vazamento de óleo e outros derivados petroquímicos no mar.

Este desastre prejudica todo tipo de vida marinha que ali habita, matando milhares de peixes e outras espécies de animais.

Outros tipos de impactos comuns, é o de materiais que possuem uma baixa degradabilidade, como a fibra de vidro encontrada na caixa dagua de fibra.

Primeiro, abordaremos a questão do derramamento, quando ocorre esse tipo de vazamento no solo, como florestas ou em indústrias o mais recomendável é fazer a utilização do kit de emergência ambiental , este contém os seguintes equipamentos:

  • Manta absorvente;
  • Cordão absorvente;
  • Travesseiro absorvente;
  • Turfa.

Estes itens repelem e absorvem água, óleo, combustíveis e lubrificantes. A equipe ou pessoa responsável por limpar uma área contaminada, deve fazer o treinamento kit de emergência ambiental que consiste num processo com as seguintes etapas:

O primeiro passo, é verificar o ambiente e isolar o local; Segundo passo, utilizar o kit de emergência, formar uma barreira com o cordão absorvente, para conter o produto derramado; Terceiro passo, limpar o local.

Quarto e último passo, recolher todo material e restos de resíduos subsequentes do vazamento, depois armazenar estes resíduos em local seguro (recipiente com tampa), para descartá-lo posteriormente.

Alternativas usadas para conter vazamentos de óleo

Diferente da prática solução, para conter vazamento químico no solo, quando se trata do mar não é tão simples assim.

Apesar do kit de emergência ambiental legislação, estar dentro das normas legais, não é uma solução eficiente quando há derramamentos de petróleo no mar, onde as proporções do produto são muito maiores e difíceis de conter.

Para exploração de petróleo no mar, existe um método tem se mostrado mais eficaz para indústria petroquímica aproveitar as reservas, em que há dificuldades quanto a falhas geológicas.

Ele é o método de perfuração direcional, que consiste em um trecho reto perfurado na horizontal, localizada dentro da formação produtora do petróleo.

Fazendo com que aumente a área a ser drenada no reservatório. Mas, porque este método pode ser uma alternativa para diminuir o impacto ambiental?

Porque tal procedimento, permite a concentração de mais de um poço num mesmo lugar, evitando que sejam feitas mais perfurações, o que causa os vazamentos de petróleo no mar.

A questão do uso de matérias com baixa degradabilidade

A fibra de vidro é um material com o custo baixo muito aproveitado na indústria, para fabricação de vários objetos, como citado anteriormente: a caixa d’água.

Esse material além de ter baixa degradabilidade, contém em sua composição resinas tóxicas, que podem prejudicar o meio ambiente, quando não descartadas e manuseadas corretamente.

Estuda-se sobre a possibilidade da reciclagem da fibra de vidro, enquanto isso não ocorre, uma solução prática e rápida é a utilização de caixas d’água feita de outros materiais, sendo este o objeto tomado como exemplo.

Uma boa opção neste caso, é a substituição da caixa de fibra de vidro, pela de polietileno, que é um material biodegradável, derivado de uma fonte renovável.

Além de tudo isso é claro, tem baixo custo, é de fácil limpeza e manutenção. A substituição da caixa é simples e acompanha alguns passos.

Como instalar caixa d’água? A caixa deve ser instalada em uma base de tamanho igual ou maior que a mesma, com superfície rígida e plana.

Numa área que seja de fácil acesso, para sua manutenção e limpeza, que devem ser realizadas a cada 6 meses pelo menos.

Sua localidade ideal é em lugar alto, para a água ter força para escorrer pelos canos, abastecendo torneiras e chuveiros.

É necessário fazer perfurações para a instalação das tubulações, por onde a água entra e sai, evitando seu transbordamento.

Não se esqueça de que antes de comprar a caixa, você deve saber qual o volume ideal para o seu consumo.

O que se pode concluir a respeito de tudo isso, é que do mesmo modo que a ação humana pode causar impactos prejudiciais ao meio ambiente, é um dos poucos seres que possui capacidade em reverter.

Além de prevenir e preservar todos os recursos naturais, pelos quais dispomos e que se não cuidarmos iram morrer levando junto a raça humana.