Saiba das medidas ecológicas para o desenvolvimento sustentável
O termo sustentável é recorrente na sociedade atual, sendo aplicado para iniciativas e ações relacionadas a conservação do meio ambiente.
Derivado deste conceito, há o termo conhecido como desenvolvimento sustentável que são praticas adotadas que equilibram a produção industriais e suas demandas com a conservação do meio ambiente, aplicado a todas as práticas desde a coleta e reciclagem do lixo ao seu descarte correto.
Atualmente um dos maiores desafios das empresas é possuir um método de produção que atenda as demandas do mercado e seu desenvolvimento e ao mesmo tempo não impacte e cause escassez dos recursos naturais e impossibilite o progresso nas gerações futuras.
Para contribuir com as soluções e alternativas ecologicamente corretas os profissionais da área estudam e desenvolvem pesquisas para as indústrias aplicarem e terem uma prática sustentável e mais segura para os consumidores e organismos da Terra.
As empresas, devido as cobranças da sociedade, estão mais engajadas em projetos sustentáveis, assim elas contratam profissionais ou empresas que realizam analise de riscos ambientais.
Dessa forma elas verificam todos os processos praticados dentro das organizações e propõem soluções e modelos mais sustentáveis e ecológicos para serem aplicados e utilizados por elas.
Lixo eletrônico
Uma das consequências do desenvolvimento e avanços tecnológicos foi a produção de lixo eletrônico ou e-lixo, composto por produtos que não tem mais utilidade no cotidianos das empresas ou dos lares por serem substitutos por novos modelos, não serem mais usados ou estarem danificados.
A modalidade de e-lixo contempla os produtos como geladeiras, fogões, microondas, máquinas de lavar, aparelhos eletrônicos e seus acessórios como baterias, pilhas e cartuchos de impressoras.
Esses materiais são bem úteis, entretanto o seu descarte precisa ser realizado de forma correta, pois eles podem emitir substâncias tóxicas e nocivas à saúde.
Assim as empresas da área de tecnologia estimulam por meio de iniciativas os consumidores a realizarem o descarte correto de toda essa produção, uma das alternativas é a sucata de eletronicos que realiza a separação e recuperação de seus recursos naturais.
Como os metais preciosos ouro, prata e bronze e os metais de base (alumínio, metal e cobre), por meio deste trabalho é possível recuperar até 99% dos metais que compõem os equipamentos.
As empresas de refinaria atuam em conjunto com os coletores de sucata eletrônica, promovendo a movimentação da economia e a construção de um mercado sustentável e consciente.
Além disso, as refinarias contribuem para a solução do descarte e reciclagem do lixo eletrônico que teve um grande crescimento com o passar dos anos e avanços tecnológicos.
A compra de sucata eletronica e seu refinamento alimenta o mercado de exportação dos produtos reciclados e incentiva uma economia nova e mais ecológica.
Tratamento de efluentes
Outra solução desenvolvida pelo mercado com o intuito de realizar o descarte correto dos dejetos produzidos pelas empresas em mares, rios e lagos são as estações de tratamento de águas e efluentes industriais.
Os efluentes são fluídos líquidos ou gasosos resultante dos processos industriais.
O descarte inapropriado causa poluição e contaminação das águas potáveis, recursos que precisam ser conservados, visto que não são ilimitados.
As empresas de tratamento de efluentes pode adotar um modelo de limpeza por meio de processos físico-químicos ou biológicos, os resultados são semelhantes a principal diferença entre ambos é que um faz uso de matérias orgânicas para decomposição e eliminação dos agentes poluente e outro modelo utiliza procedimentos químicos.
Por serem responsáveis pelo descarte dos efluentes e terem impactos diretos no meio ambiente, os procedimentos adotados pela empresa de tratamento de efluentes industriais precisam seguir as normas e padrões impostos pelos órgãos reguladores para que o descarte seja correto e inofensivo ao meio ambiente e toda a população ao seu entorno.
As medidas e ações sustentáveis promovem:
- Otimização de recursos;
- Diminuição de resíduos;
- Economia;
- Melhoria na qualidade de vida.
Assim ao adotar medidas sustentáveis tanto no âmbito mercadológico quanto social, os benefícios são aproveitados tanto pela geração atual quanto a geração futura, promovendo um senso de respeito, coletividade e equilíbrio, respeitando os limites do desenvolvimento tecnológico e produtivo e os recursos naturais importante às vidas do planeta.
Para as empresas há ainda os benefícios econômicos, pois as ações sustentáveis tornam um diferencial competitivo e agregam valor a marca e seus produtos, aumentando o seu consumo e consequentemente os lucros da organização.